Coordenador : Michele Soltosky
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390069.2201.71269.24022023
Departamento/Setor: MSC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A ação tem como público-alvo um grupo de jovens que residem na Ilha da Conceição, Niterói - RJ e os jovens que participam do projeto Jovens Comunicadores, vinculado à organização sem fins lucrativos Bem-Tv. Os jovens se encontram na faixa etária dos 12 aos 24 anos e são em sua grande maioria residentes de áreas periféricas e favelas.
Local de atuação: Niterói - Rj
Objetivo
1-Implementar estratégias de literacia em saúde voltadas ao desenvolvimento da temática da vacinação no Brasil: implicações, avanços e desafios para ampliação da cobertura vacinal, trazendo para o centro do debate a forma como a desinformação afetou e afeta a saúde da população periférica, em especial as crianças, adolescentes e jovens ao longo dos últimos anos. Junto a isso, procuramos tratar da importância do autocuidado na atenção primária em saúde, com enfoque para adolescentes e jovens; 2-Implementar ação coletiva para ampliar a imunização/cobertura vacinal entre adolescentes e jovens matriculados em escolas de ensino fundamental II e do Ensino Médio; 3-Implementar ações de promoção da saúde entre a população de adolescentes e jovens vinculados a territórios periféricos e de favela; 4- Promover espaços de formação para estudantes de graduação na temática, buscando o fortalecimento da integração ensino-serviço por meio da relação entre o ensino na graduação/extensão. 5- Gerar conteúdo, como relatos, artigos que registrem os dados coletados com as ações elaboradas e possam ser de utilidade posterior pra novas ações e continuidade do projeto.
Resumo
O Rolê da Vacina: estratégias para a promoção da literacia em saúde entre jovens comunicadores comunitários, surge com a proposta de trazer o debate da hesitação vacinal e da importância da vacinação para a realidade das favelas e periferias entre adolescentes e jovens de forma a construir sentido sobre a importância da imunização em dia diante do desafio do Brasil em ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. Em consonância com as diretrizes da OMS (2021). Nesse sentido, buscamos intensificar os esforços para a recuperação da vacinação para lidar com o retrocesso na imunização de rotina, implementar campanhas para prevenir surtos epidemiológicos, implementar estratégias para a promoção da saúde e combater a desinformação e aumentar a aceitação de vacinas entre comunidades vulneráveis, e ainda o protagonismo para o autocuidado e o cuidado coletivo entre o público alvo.